Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Zelenski pede mais armas e fim do comércio com a Rússia em Fórum Econômico Mundial

Presidente ucraniano disse que ainda não existe a imposição 'máxima' de sanções contra a Rússia

Internacional|Do R7

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, discursa na abertura do Fórum Econômico Mundial
O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, discursa na abertura do Fórum Econômico Mundial

O presidente ucraniano Volodmir Zelenski pediu nesta segunda-feira (23), em um discurso por videoconferência na abertura do Fórum Econômico Mundial, em Davos, o fim de todo o comércio com a Rússia e a imposição "máxima" de sanções ao país, além de ter solicitado mais armas.

"Acredito que ainda não existem tais sanções [máximas] contra a Rússia, e deveria haver", disse Zelenski a um salão lotado no fórum, que a cada ano reúne na Suíça a elite econômica e política do planeta.

"Deveria haver um embargo ao petróleo russo, todos os bancos russos deveriam ser bloqueados, sem exceção, o setor de tecnologia russo deveria ser abandonado. Não deveria haver nenhum tipo de comércio com a Rússia", afirmou.

Ao mesmo tempo, o presidente da Ucrânia, país invadido pela Rússia em 24 de fevereiro, voltou a solicitar mais armas. "A Ucrânia precisa de todas as armas que pedimos, não apenas das que foram fornecidas", disse antes de completar que, se o país tivesse recebido o equipamento em fevereiro, "o resultado teria sido dezenas de milhares de vidas salvas".

A guerra na Ucrânia é destaque na edição 2022 do Fórum de Davos, que começou nesta segunda-feira na pequena estação de esqui suíça após dois anos de suspensão devido à pandemia. O evento conta com a presença de representantes do governo e do Parlamento de Kiev.

Leia também

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.