Rússia x Ucrânia

Internacional Zelenski vê risco 'real' de Rússia usar armas químicas na Ucrânia

Zelenski vê risco 'real' de Rússia usar armas químicas na Ucrânia

De acordo com o presidente ucraniano, tropas russas já usaram bombas de fósforo durante a invasão do país

AFP
Volodmir Zelenski em discurso no Parlamento da Suécia

Volodmir Zelenski em discurso no Parlamento da Suécia

Paul Wennerholm/TT News Agency/AFP - 24.03.2022

Nesta quinta-feira (24), o presidente ucraniano Volodmir Zelenski disse que existe um risco "real" de que a Rússia use armas químicas em território ucraniano e acusou as forças russas de utilizarem bombas de fósforo.

"A ameaça de um uso em grande escala de armas químicas por parte da Rússia no território da Ucrânia é real", afirmou Zelenski, em videoconferência, a uma cúpula do G7. Segundo ele, seu governo tem informações sobre o uso de bombas de fósforo pelas tropas russas.

Zelenski já havia denunciado o uso de bombas de fósforo durante um discurso pronunciado pela manhã e transmitido em uma cúpula extraordinária da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

A aliança militar transatlântica emitiu fortes advertências à Rússia contra o possível uso de armas químicas ou biológicas.

A Otan decidiu nesta quinta-feira fornecer aos grupos de combate tático implantados no flanco leste da aliança equipamentos para lidar com o uso dessas armas não convencionais.

Nos últimos anos, os países ocidentais responsabilizaram a Rússia por dois casos de envenenamento com o agente nervoso Novichok. O primeira deles se deu com o ex-espião russo Sergei Skripal, na Inglaterra, em 2018; o segundo, com o adversário Alexei Navalny, em 2020.

Últimas