Zelensky pede 'paciência' com contraofensiva ucraniana
O presidente da Ucrânia disse que os russos podem ver 'medo' perante o avanço das tropas de seu país
Internacional|Do R7
Em entrevista à Agência EFE e a vários veículos de comunicação latino-americanos, o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelensky, defendeu neste domingo (6) "paciência" com o ritmo da contraofensiva do Exército de seu país e destacou a importância de as tropas terem tomado a iniciativa no campo de batalha.
"Temos de ser pacientes se queremos ganhar, e queremos ganhar. A contraofensiva é complicada e pode ser mais lenta" do que o esperado, comentou Zelensky quando questionado sobre a possível urgência de reconquistar o território mais rapidamente com a perspectiva das eleições de 2024 nos Estados Unidos, que podem trazer uma gestão da Casa Branca menos disposta a continuar enviando ajuda militar.
Apesar disso, Zelensky destacou como "um desenvolvimento muito positivo" o fato de a Ucrânia ter passado "à ofensiva" e ter "tomado a iniciativa" no campo de batalha desde o início de julho, quando as tropas de Kiev iniciaram a campanha terrestre para recapturar o território ocupado pela Rússia.
O mandatário disse ainda que, enquanto os ucranianos podem ver "cansaço" nos seus olhos após quase meio ano de guerra, os russos podem ver "medo" perante o avanço das tropas do país.
Zelensky fez essas declarações durante uma entrevista à EFE e a vários veículos de comunicação latino-americanos em Kiev, organizada pelo Centro para o Diálogo Transatlântico na Ucrânia.
Rússia bombardeia bases aéreas militares no oeste da Ucrânia