Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

2026 começa com regras mais duras para aposentadoria após reforma da Previdência

Reforma de 2019 traz mudanças na concessão de benefícios a partir deste ano

Boletim JR 24H|Do R7

  • Google News

O ano começa com regras mais duras para a aposentadoria, como consequência da reforma da Previdência de 2019, que estabeleceu mudanças automáticas na concessão de benefícios ao longo dos anos. As alterações já estão valendo. 

A principal mudança está na pontuação, que soma idade e tempo de contribuição. Para as mulheres, a exigência passou de 92 para 93 pontos, com no mínimo 30 anos de contribuição. Para os homens, subiu de 102 para 103 pontos, com pelo menos 35 anos de contribuição. 

Para quem contribui há muito tempo, mas ainda não alcançou a pontuação mínima, a idade mínima para pedir o benefício agora é de 59 anos e 6 meses para mulheres e 64 anos e 6 meses para homens. A reforma acrescenta seis meses à idade mínima a cada ano: para mulheres, até chegar a 62 anos em 2031; para homens, até 65 anos em 2027. 

A aposentadoria por idade para trabalhadores de baixa renda não teve mudanças. O INSS disponibiliza uma simulação para que os segurados consultem a expectativa de aposentadoria no site "Meu INSS". 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.