Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

EUA anunciam aliança com a União Europeia, Japão e México para mapeamento de minerais raros

A Casa Branca tenta reduzir a dependência da China, que domina a exploração dos minerais usados em produtos tecnológicos

Boletim JR 24H|Do R7

  • Google News

Os Estados Unidos anunciaram a formação de uma aliança com a União Europeia, o Japão e o México para fazer um mapeamento de minerais raros. A Casa Branca tenta reduzir a dependência da China, que domina a exploração dos minerais usados em produtos tecnológicos.  

O governo americano reuniu em Washington representantes de mais de 50 países. Nesta quarta-feira (4), a China domina o processamento de minerais estratégicos e depois de meses de tensão comercial, o presidente Donald Trump disse que teve uma conversa "excelente" com o presidente chinês Xi Jinping.  

Trump afirmou que deve se encontrar com o presidente chinês em abril. Segundo o presidente americano, a conversa tratou de conflitos internacionais e da ampliação da compra, pela China, de produtos americanos, como petróleo e soja. O tom positivo vem após meses de guerra comercial, marcada pelo tarifaço imposto por Trump e pela reação de Pequim, que bloqueou exportações de terras raras aos Estados Unidos.  

O governo americano busca ampliar os acordos no setor de minerais e o Brasil, que tem a terceira maior reserva de terras raras do mundo, foi um dos países convidados para as conversas. O governador de Goiás, estado que tem a principal mina de terras raras em operação o Brasil, viajou aos Estados Unidos. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.