Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Lula participa da cúpula do Mercosul e defende unidade do bloco

A reunião celebra os 35 anos do Mercosul e marca a transferência da presidência temporária do bloco do Paraguai para o Uruguai

Boletim JR 24H|Do R7

  • Google News

O presidente Lula participa nesta terça-feira (30) da cúpula do Mercosul, em Assunção, no Paraguai, a primeira com maioria de governos de direita entre os países do bloco. O presidente chega pela manhã e retorna a Brasília no início da tarde. 

Lula pretende manifestar solidariedade à Venezuela, defender a unidade do Mercosul diante do crescente protecionismo no comércio internacional e reforçar a defesa da democracia na região. Segundo interlocutores, o presidente destacará que as eleições têm sido realizadas e seus resultados respeitados, acima de diferenças ideológicas. 

O combate ao crime organizado também estará entre os temas do discurso, sem transformar a reunião em um debate sobre os Estados Unidos ou a política tarifária americana. A cúpula deve marcar ainda o início das negociações de um acordo entre o Mercosul e o Japão e o relançamento do Fundo de Convergência do Mercosul. 

A reunião celebra os 35 anos do Mercosul e marca a transferência da presidência temporária do bloco do Paraguai para o Uruguai. Na reunião preparatória, o chanceler Mauro Vieira defendeu a atuação conjunta do Mercosul nas negociações comerciais. 

No RecordPlus, tem mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.