Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Número de denúncias de crimes ambientais aumentou quase 30% no RJ no ano passado

Maus-tratos contra animais, poluição do ar e derrubada ilegal de árvores lideraram as estatísticas

Boletim JR 24H|Do R7

  • Google News

O número de denúncias de crimes ambientais aumentou quase 30% no ano passado, no Rio de Janeiro. Maus-tratos contra animais, poluição do ar e derrubada ilegal de árvores lideraram as estatísticas, em um estado que concentra uma das maiores áreas preservadas de Mata Atlântica do país. 

Somente no último ano, foram registradas 1.639 denúncias de desmatamento e 1.297 queimadas. Um aumento de 86% em relação ao ano anterior. Menos árvores significam mais calor e pior qualidade do ar. Na capital, as irregularidades se concentraram nas zonas oeste e sudoeste, em áreas onde tráfico e milícia avançam com construções irregulares. 

Segundo a coordenadora de Gestão do Território da Secretaria de Estado do Ambiente, Júlia Bochner, “grande parte da pressão sobre a vegetação nativa se dá justamente nas áreas periféricas, nos grandes centros urbanos, em função muito da especulação imobiliária”. As informações foram recebidas pelo Disque Denúncia e encaminhadas aos órgãos de fiscalização. 

O levantamento da Linha Verde apontou quase 30 mil denúncias em 2025, alta de 29,2%, sendo mais da metade por maus-tratos contra animais. Só neste ano, já são 17.305 registros. No último sábado, um cachorro foi morto a tiros em Magé, na Região Metropolitana do Rio, ao tentar proteger o tutor durante uma discussão; o suspeito, que reclamava dos latidos, está foragido. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.