Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Petrobras encontra sinais de petróleo e gás na costa do Amapá

Descoberta na Bacia da Foz do Amazonas pode ampliar reservas brasileiras

Boletim JR 24H|Do R7

  • Google News

A Petrobras anunciou na noite desta sexta-feira (14) a descoberta de sinais de petróleo e gás na Bacia da Foz do Amazonas, em águas ultraprofundas na costa do Amapá. 

O poço Morpho está a cerca de 175 quilômetros da costa do estado e a 2.886 metros de profundidade. Durante a perfuração, foram identificados hidrocarbonetos, que indicam a presença de petróleo ou gás natural. A licença para a perfuração foi concedida pelo Ibama em outubro do ano passado. 

A Petrobras é a operadora do bloco e detém 100% de participação na área. Segundo a empresa, a perfuração continua para avaliar o potencial da região, considerada uma das principais apostas para ampliar as reservas brasileiras. É a primeira descoberta na costa do Amapá. 

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a empresa está comprometida com a segurança energética do Brasil e que as operações continuam de forma segura, com respeito ao meio ambiente e às pessoas. 

Caso tudo se confirme, e sejam criadas as condições técnicas, a exploração pode começar a partir de 2030. A pesquisa e exploração de petróleo na Margem Equatorial causou forte polêmica e divisões na Esplanada, em um debate que se estendeu por quase todo o ano de 2025, opondo ambientalistas e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a setores desenvolvimentistas do governo. 

A comunidade internacional também apontou riscos para a Amazônia. A licença para a atividade da Petrobras na Bacia da Foz do Amazonas foi concedida pelo Ibama em outubro do ano passado. 

O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, senador do Amapá e defensor da exploração de petróleo na região, comemorou a descoberta e disse que ela deverá contribuir para o desenvolvimento do estado e do país. 

Já o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que a descoberta pode “ressignificar o futuro e reposicionar o Brasil na geopolítica global com segurança e sustentabilidade”. 


No RecordPlus, tem mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.