Recifes de corais estão em risco devido ao aquecimento global, alerta estudo
Relatório internacional destaca a urgência de ações para salvar os recifes e evitar impactos irreversíveis
Boletim JR 24H|Do R7
Um estudo internacional revelou que os recifes de corais estão em risco caso não sejam tomadas medidas urgentes para combater o aquecimento global. Segundo cientistas, essas formações atingiram o chamado "ponto de inflexão" - uma fase crítica que pode provocar mudanças em larga escala e, possivelmente irreversíveis. O alerta foi divulgado em um relatório elaborado por pesquisadores de 23 países.
O estudo mostra que, se a Terra aquecer 1,5 grau em relação à temperatura que tinha antes do século XIX, a maior parte dos recifes vai desaparecer. Atualmente o planeta está 1,4 grau mais quente.
Desde 2023, 80% desse ecossistema sofre o branqueamento, quando os corais perdem as algas e ficam enfraquecidos devido à elevação da temperatura dos oceanos. Os recifes são como lar para peixes, crustáceos e moluscos e protegem áreas costeiras.
Os cientistas exigem ações imediatas dos líderes globais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Além dos recifes de corais, o relatório alerta que o aquecimento global pode levar ao derretimento das camadas de gelo da Terra e à destruição da Amazônia. O estudo também indica que a Floresta Amazônica está ameaçada pelo avanço do desmatamento e alterações do clima.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



