Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"2,5 milhões recebem Bolsa Família indevidamente", diz Wellington Dias com exclusividade ao JR entrevista

Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social afirma que fará 'pente-fino' no programa para coibir fraudes

JR Entrevista|Do R7

JR Entrevista com Wellington Dias está disponível nas plataformas digitais da Record TV
JR Entrevista com Wellington Dias está disponível nas plataformas digitais da Record TV JR Entrevista com Wellington Dias está disponível nas plataformas digitais da Record TV

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou em entrevista à Record TV, à Record News e ao R7.com nesta quinta-feira (9) que o governo federal pretende fazer um "pente-fino" no Auxílio Brasil, que voltará a ser chamado Bolsa Família, para evitar fraudes.

Ele informou ainda que, para tentar evitar o endividamento de famílias de baixa renda, o governo federal diminuiu os descontos nos valores dos benefícios sociais para quem pegou empréstimo consignado.

“Vamos atualizar todo o cadastro. Há indícios de que 2,5 milhões de beneficiários não preenchem os requisitos e estão [incluídos no programa] indevidamente", declarou Dias ao jornalista Guilherme Portanova, da Record TV. "Aprovamos a revisão do cadastro ontem [quinta-feira, dia 8], com o setor social, estados e municípios", completou.

De acordo com Dias, as fraudes no programa ocorreram devido à inclusão de diferentes membros da mesma família no banco de dados. "Houve fracionamento de famílias, com diferentes cadastrados. Agora, com o novo Bolsa Família, vamos fazer a união [dos dados], para voltar a trabalhar com os objetivos do programa", declarou.

Publicidade

O ministro disse ainda que tem a intenção de usar o benefício social para impulsionar o empreendedorismo. "Dentro da inclusão socioeconômica, queremos abrir oportunidades. Mapear para onde estão indo investimentos da indústria, comércio e construção civil, encontrar pessoas em idade economicamente ativa, qualificá-las para essas oportunidades e apoiá-las para o empreendedorismo", detalhou.

Wellington Dias também comentou a portaria, publicada nesta quinta-feira (9), que retomou o empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil, suspenso em janeiro. O texto define novas regras para a modalidade, como a limitação de parcelas e juros.

Publicidade

"Para os assalariados do setor público e privado, há um cuidado muito grande com o comprometimento da renda [com empréstimos consignados]. A transferência de renda, em tese, é transitória. O objetivo é apoiar o beneficiário enquanto alcança condições de trabalho para os integrantes da família e garantir apoio para empreender. Reduzimos os juros e garantimos que [o empréstimo] seja apenas para situação emergencial, com máximo de seis meses", afirmou o ministro.

Em relação à crise humanitária enfrentada pelos yanomamis, o ministro disse que "o que for crime será apurado". "Vamos seguir com o plano, não só para os yanomamis, mas para indígenas de outras regiões. Emergencialmente, [vamos prover] alimentos, cuidados com a saúde, segurança e água. Temos também um plano para médio e longo prazo, com educação, condições de comunicação e de produção de alimentos, além de pescados e frutas", elencou.

O JR Entrevista foi conduzido pelo jornalista da Record TV Guilherme Portanova. Trechos foram ao ar no Jornal da Record, na Record TV. A íntegra foi transmitida pela Record News e está disponível no R7.com, nas redes sociais do Jornal da Record e no PlayPlus. O JR Entrevista é um produto no formato multiplataforma produzido pela equipe de jornalismo da Record Brasília.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.