Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

JR ENTREVISTA: presidente do Serpro detalha plataforma da reforma tributária e aposta em ‘nuvem soberana’

Wilton Mota também fala sobre segurança da informação, uso de inteligência artificial e desafios futuros da tecnologia pública

JR Entrevista|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Wilton Mota, presidente do Serpro, discute digitalização e segurança de dados no governo federal.
  • Apresentação da nova plataforma digital para reforma tributária que aumenta a transparência para cidadãos e empresas.
  • Introdução da "nuvem soberana", garantindo controle total sobre dados sensíveis pelos servidores brasileiros.
  • Gov.br é destacado como porta única para serviços digitais, com mais de 180 milhões de usuários cadastrados.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O convidado do JR ENTREVISTA desta quarta-feira (14) é o presidente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), Wilton Mota. À jornalista Tainá Farfan, ele fala sobre o papel estratégico da empresa pública de tecnologia da informação na digitalização do governo federal, na segurança de dados dos cidadãos e na implementação de sistemas considerados essenciais para o funcionamento do Estado brasileiro.

Durante a entrevista, Mota destacou o lançamento da plataforma digital que vai operacionalizar a reforma tributária, acessível por meio do Gov.br. A ferramenta permitirá que cidadãos e empresas consultem impostos pagos, notas fiscais emitidas e valores a serem restituídos. Segundo ele, o objetivo é dar transparência ao sistema tributário e permitir que o contribuinte compreenda melhor o que paga e o que recebe do Estado.


Associada à reforma tributária, foi apresentada a chamada “nuvem soberana”. De acordo com o presidente do Serpro, o conceito de soberania envolve uma infraestrutura totalmente isolada, sem qualquer tipo de orquestração externa ou conexão com nuvens públicas estrangeiras. Toda a operação é feita exclusivamente por servidores públicos brasileiros, garantindo controle total sobre dados sensíveis do governo.

leia mais

presidente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), Wilton Mota
Wilton Mota fala sobre o papel do Serpro na digitalização do governo federal Reprodução/RECORD - 14.1.2026

Mota explicou ainda que a nuvem opera em regime de alta disponibilidade, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, com centros de dados redundantes em Brasília e uma base em São Paulo. Caso um dos ambientes apresente falha, o outro assume imediatamente, evitando a interrupção de serviços considerados críticos.


Ao falar sobre a atuação do Serpro, o presidente definiu a empresa como a “guardiã” das informações dos cidadãos, lembrando que o órgão mantém bases de dados estratégicas, como as da Receita Federal, há mais de seis décadas. Ele comparou a proteção digital ao ato de trancar a porta de casa, ressaltando que segurança é um processo contínuo.

Nesse contexto, o Gov.br foi apontado como a porta única de entrada para os serviços digitais do governo federal. Atualmente, a plataforma conta com mais de 180 milhões de usuários cadastrados.


Segundo Mota, a proposta da atual gestão é ir além da digitalização de processos burocráticos, criando canais de relacionamento mais claros entre Estado e cidadão.

O programa também está disponível na Record News, no R7, nas redes sociais e no RecordPlus.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.