Veja a lista completa dos vencedores do Fifa The Best 2024
Atacante brasileiro do Real Madrid, Vini Jr., foi eleito o melhor jogador do mundo
Nesta terça-feira (17), aconteceu o The Best Football Awards 2024 em Doha, no Catar. A cerimônia de premiação da Fifa, que prestigia os principais nomes do ano no futebol europeu, teve início às 14h (horário de Brasília) e foi transmitida ao vivo pelo site Fifa.com e pelo canal oficial no YouTube.
Ao todo, foram entregues dez prêmios. O destaque foi para o brasileiro Vinicius Jr., eleito o melhor jogador do mundo após uma ótima temporada no Real Madrid durante o Campeonato Espanhol e na Liga dos Campeões. O atleta recebeu o título menos de dois meses após a entrega da Bola de Ouro, que causou polêmica após premiar o meio-campista espanhol Rodri, do Manchester City.
Confira todos os vencedores das categorias da premiação:
Melhor jogador: Vinícius Jr (Brasil), Real Madrid
Melhor jogadora: Aitana Bonmatí (Espanha), Barcelona
Melhor treinador (futebol masculino): Carlo Ancelotti (Itália), Real Madrid
Melhor treinador(a) (futebol feminino): Emma Hayes (Inglaterra), Chelsea/USA
Melhor goleiro: Emiliano Martínez (Argentina), Aston Villa
Melhor goleira: Alyssa Naeher (EUA), Chicago Red Stars
Prêmio Puskás: Alejandro Garnacho (gol pelo Manchester United)
Prêmio Marta: Marta (gol pela Seleção)
Prêmio de Torcedor: Gui (torcedor do Vasco)
Troféu Fair Play: Thiago Maia (Internacional)
Gols mais bonitos
Os gols mais bonitos do ano também tiveram espaço na premiação. No futebol feminino, a jogadora Marta, do Orlando Pride e da Seleção Brasileira, venceu a categoria e levou o prêmio batizado com o seu nome. No masculino, o argentino Alejandro Garnacho foi o dono do gol mais bonito da temporada com uma bicicleta pela Premier League, no dia 23 de novembro de 2023.
Prêmio Torcedor FIFA
Guilherme Granda Moura, de apenas 10 anos, conhecido como Gui, venceu o categoria de Torcedor do Ano após se tornar um ícone do Vasco por todo o seu amor pelo clube do coração. O pequeno ganhou o Brasil quando um vídeo em que ele reencontra a sua mãe no hospital, após 16 dias em coma, viralizou nas redes. Gui tem uma doença de pele genética rara, a epidermólise bolhosa.
Troféu Fair Play
Outro destaque do Brasil foi o jogador Thiago Maia, do Internacional, que venceu o prêmio Fair Play. O volante recebeu o reconhecimento pela atuação dele fora do campo, após auxiliar no resgate de animais e pessoas durante a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, em maio deste ano.
Fonte: R7 Esporte.