JR Entrevista: 'Aumentamos em 79% o crédito nesse semestre', diz Aloizio Mercadante
Presidente do BNDES adiantou dados do balanço que o banco deve lançar na próxima semana
Conteúdo Exclusivo|Do R7
O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, foi o convidado desta quarta-feira (31) do JR Entrevista. Em conversa com a jornalista Tainá Farfan, ele antecipou alguns dados do balanço semestral que o banco apresentará na próxima semana. “Nós aumentamos 79% o crédito neste semestre. É um dado espetacular, o ritmo que o banco está é espetacular. A inadimplência também está em zero virgula zero qualquer coisa, que é uma taxa muito baixa. Vamos ter um resultado, um lucro, muito forte. O que é bom porque todo esse dinheiro volta para o investimento, volta para a produção”, destacou.
Mercadante também destacou a importância da instituição para setores, como o agronegócio. “Hoje o BNDES é responsável por um terço de todo o financiamento ao crédito agrícola. O BNDES tem um papel muito importante, nós criamos alguns mecanismos inovadores, por exemplo, a gente usa imagem de satélite para ver se aquele que está pedindo crédito desmatou ilegalmente ou não a sua área, se desmatou já nem recebe um real”, explicou.
Ele destacou também o papel do banco no fomento à inovação e aos investimentos no país. Neste sentido ele destaca uma linha de crédito atrelada ao dólar criada exclusivamente para atender a quem vende produtos no mercado internacional. “Então ele pode pegar um financiamento indexado ao dólar, porque ele está protegido. De um lado ele recebe, do outro lado ele se endivida. Se o dólar subiu ou desceu, ele não tem prejuízo”, ressaltou.
Segundo Mercadante, foram US$ 8 bilhões em crédito disponibilizados em 2023 para a compra de máquinas e equipamentos nesta modalidade. Para este ano, a meta é de ofertar US$ 30 bilhões em recursos que também poderão ser usados ampliação de infraestrutura, como construção de armazéns, e recursos para o custeio.
O programa também está disponível na Record News, no R7, nas redes sociais e no PlayPlus.
Últimas