Governo brasileiro busca reverter tarifa de exportação dos EUA
Negociações tentam evitar sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros
JR na TV|Ri7a, a inteligência artificial do R7
RESUMO DA NOTÍCIA

O governo brasileiro está empenhado em reverter a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos exportados para os Estados Unidos, prevista para começar no início de agosto. Para isso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai se reunir com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Benson. A estratégia do governo não inclui retaliações; em vez disso, foca em negociações e apelos a instâncias internacionais. Além disso, planeja medidas de apoio aos setores afetados.
Atualmente, cerca de 44% das exportações brasileiras para os EUA estão isentas dessa tarifa adicional. No entanto, a sobretaxa impactará aproximadamente 36% do volume exportado, totalizando mais de 14 bilhões de dólares. Embora haja uma lista de exceções com cerca de 700 produtos, esses itens ainda enfrentarão uma tarifa reduzida de 10%.
Nas redes sociais, o presidente Lula destacou a importância da soberania nacional, enfatizando que o Brasil deve proteger seus recursos e interesses. Senadores envolvidos nas negociações acreditam que há espaço para diálogo sobre produtos não isentos da sobretaxa.
Assista ao vídeo - Governo brasileiro ainda acredita ser possível reverter tarifaço
Veja também
Assista aos conteúdos da RECORD de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!















