Logo R7.com
Logo do PlayPlus
JR 24H

JR ENTREVISTA: 'Espero que ele tenha um julgamento justo', diz Jorge Messias sobre Bolsonaro

JR na TV|Do canal Jornal da Record no YouTube

O convidado do JR ENTREVISTA desta quarta-feira (12) é o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias. À jornalista Tainá Farfan, o advogado-geral da União falou sobre a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e como vê a discussão em torno das emendas parlamentares. Além disso, falou sobre a economia de R$ 1,9 trilhão para União feita pela AGU com vitórias e acordos judiciais. “Quando nós evitamos a perda de R$ 2 trilhões, nós estamos falando que nós estamos evitando o aumento também da dívida pública”, celebrou.

O ministro também comentou a denúncia sobre uma suposta tentativa de golpe contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas. Ele afirmou que as acusações são graves e precisam ser apuradas. “A denúncia que o procurador-geral da República fez contra o ex-presidente e outros acusados é uma denúncia muito sólida, tem muitos elementos de prova e, enfim, agora cabe ao ex-presidente e aos demais acusados verem a sua defesa. O que é importante que o cidadão tenha consciência é que a ampla defesa, o contraditório devido ao processo legal, está sendo assegurado pelo Poder Judiciário Brasileiro”, disse.

Jorge Messias ainda acrescentou que o papel dele não é dizer “se ele vai ser preso ou não”, mas que espera “que ele tenha é um julgamento justo, que ele tenha a oportunidade de se defender e que a justiça dê a palavra final”. Além disso, destacou que o assunto tem que ser levado muito a sério. “Nós não podemos minimizar em nenhum momento a tentativa de acabar com a democracia que foi é conquistada pela luta de muitos brasileiros.”

Sobre as emendas, o ministro disse acreditar que o envolvimento dos Três Poderes para chegar a um acordo mostrou que com o “diálogo institucional” é possível avançar. “Nós conseguimos a partir de um fruto de intenso diálogo entre os três poderes: Congresso, Executivo e Judiciário, construir um plano de trabalho que desse mais transparência, mais eficiência, mais rastreabilidade a esse gasto”, afirmou.


Por fim, Jorge Messias ainda comentou a possibilidade de ser indicado a uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal). O nome dele foi um dos cotados para assumir o posto na última oportunidade. O próximo ministro a se aposentar da Corte será Luiz Fux, em 2028. “Ninguém pleiteia esse tipo de vaga. O Supremo Tribunal Federal é destino que encontra as pessoas. Eu não tenho esse tipo de perspectiva na minha vida”, detalhou.

O programa também está disponível na Record News, no R7, nas redes sociais e no PlayPlus.


Nosso Whatsapp: https://jornaldarecord.r7.com/whatsapp

Inscreva-se no canal Jornal da Record: http://r7.com/mYfx


Assista às íntegras no PlayPlus: https://www.playplus.com

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldarecord

Twitter: https://twitter.com/jornaldarecord

Threads: https://www.threads.net/@jornaldarecord

TikTok: https://www.tiktok.com/@jornaldarecord

Facebook: https://www.facebook.com/JornalDaRecord/

Site oficial: https://noticias.r7.com/jr-na-tv

#JornaldaRecord #Jornalismo #RECORD

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.