Setores brasileiros pedem ação rápida contra tarifas dos EUA
Empresários pressionam governo por diálogo imediato para evitar prejuízos
JR na TV|Ri7a, a inteligência artificial do R7

Empresários brasileiros solicitam ao governo federal que inicie urgentemente negociações com os Estados Unidos para mitigar os efeitos das novas tarifas impostas por Donald Trump. A medida impacta significativamente setores como o de calçados, que destina 22% de suas exportações ao mercado americano, e o de madeira, que exporta até 95% de sua produção para os EUA.
O aumento tarifário de 50% ameaça causar perdas bilionárias ao Brasil, com potenciais danos de até R$175 bilhões em uma década, segundo a Federação das Indústrias de Minas Gerais. Em caso de retaliação brasileira, as perdas podem alcançar R$260 bilhões e resultar no fechamento de quase dois milhões de empregos.
Os empresários destacam que a retaliação poderia elevar custos de importação e provocar uma reação em cadeia tarifária. Com a proximidade do início da vigência das tarifas, setores afetados apelam ao governo brasileiro, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, para que adotem uma postura diplomática com os EUA. Especialistas sugerem que evitar confrontos diretos e buscar soluções negociadas é o caminho mais eficaz para reduzir as tarifas.
Assista ao vídeo - Tarifaço dos EUA: setores mais impactados pedem ao governo foco na negociação
Veja também
Assista aos conteúdos da RECORD de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!
