Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Avalanche que atingiu o Nepal e o Tibete deixa 682 mortos e quase 3 mil desaparecidos

Uma menina de 6 anos foi retirada com vida três dias depois do desastre

JR na TV|Do R7

  • Google News

Já são 682 os mortos na avalanche que atingiu a região entre o Nepal e o Tibete, e o número de desaparecidos não para de subir: são quase 3 mil pessoas. Mas, ainda há chance de encontrar sobreviventes, como aconteceu neste sábado (29). Uma menina de 6 anos foi retirada com vida três dias depois do desastre.  

Equipes do Nepal e da China se revezam dia e noite em condições extrema. Chuva, muita lama e áreas de difícil acesso tornam a busca ainda mais complicada. O governo nepalês desmentiu a informação de que estaria recusando ajuda internacional e disse que precisa de equipes especializadas para localizar sobreviventes.  

No túnel de usinas hidrelétricas, onde ontem (28) 350 pessoas foram resgatadas, ainda há vítimas que podem estar presas. A ajuda internacional começou a chegar. O governo dos Estados Unidos confirmou o envio de duas toneladas e meia de mantimentos, como água, kits de primeiros socorros e material para abrigos temporários. Um dos países mais pobres da região, o Nepal estima que vai precisar de cerca de R$ 25 bilhões para reconstruir as áreas atingidas pela avalanche.  

A tragédia também acendeu o alerta para os efeitos do aquecimento global no Himalaia. Com o aumento da temperatura, as geleiras estão derretendo e fazendo subir o nível de Lagos formados pelo degelo. Alguns já apresentam risco de rompimento, o que pode provocar novas inundações na região. 

No RecordPlus, tem mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.