Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Brasil desperdiça mais de seis mil piscinas olímpicas de água tratada diariamente, diz estudo

Enquanto isso, moradores enfrentam falta d'água

JR na TV|Do R7

  • Google News

Um estudo divulgado nesta segunda-feira (24) revelou dados preocupantes: o país joga fora o equivalente a mais de 6 mil piscinas olímpicas de água tratada diariamente. Enquanto isso, moradores de uma comunidade na zona sul de São Paulo convivem com interrupções constantes no abastecimento, que começa no início da noite e só volta pela manhã, afetando cerca de 3 mil famílias. Muitos precisam encher baldes antes das 19h para conseguir realizar tarefas básicas, como cozinhar e tomar banho. 

A região metropolitana de São Paulo enfrenta redução de pressão na rede para equilibrar o sistema, devido ao baixo nível dos reservatórios. Entretanto, moradores afirmam que o problema persiste há pelo menos dois anos. O estudo do Instituto Trata Brasil mostra que o país perde 40,3% de toda a água tratada, volume suficiente para abastecer 50 milhões de habitantes. As regiões Norte e Nordeste têm os maiores índices de perdas, com estados como Alagoas, Roraima e Acre liderando o desperdício. Para especialistas, o cenário exige mais consciência de gestores públicos e da população diante da redução do volume médio dos rios. 

A situação contrasta com relatos de trabalhadores que, após um dia inteiro de serviço, chegam em casa e não têm água nem para o banho. O Instituto Trata Brasil alerta que o equilíbrio entre oferta e demanda precisa ser prioridade nacional. Já a companhia de saneamento de São Paulo informou que enviou equipes ao local e que o abastecimento está normal, afirmando não ter recebido reclamações formais sobre falta de água no bairro. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.