Brasil pode enfrentar em média 12 dias de interrupção de abastecimento de água por ano até 2050
Estudo do Instituto Trata Brasil aponta aumento no consumo e riscos de escassez hídrica
JR na TV|Do R7
O Brasil pode enfrentar em média 12 dias de interrupção de abastecimento de água por ano até 2050. Em algumas regiões o corte pode chegar a até um mês ao ano. O alerta é de um estudo divulgado hoje pelo Instituto Trata Brasil. A projeção leva em conta o aumento estimado de 60% no consumo de água nas cidades, o aumento das temperaturas e ainda o desperdício. A estimativa é de que haja no mínimo 12 dias de racionamento de água anualmente nos próximos 25 anos. Em algumas regiões pode ser ainda pior.
O aumento de um grau na temperatura média provoca crescimento de 25% no consumo de água. Atualmente 40% da água tratada se perde antes de chegar às torneiras. No Pará e em Roraima, as perdas com vazamentos chegam a 60%.
O estudo "Demanda futura por água em 2050" já aponta uma realidade dos mananciais de São Paulo: os três maiores operam com menos de 1/3 da capacidade. O sistema Cantareira, principal reservatório da região metropolitana atingiu hoje 23,4% da capacidade de armazenamento. O número só não é menor do que o recorde histórico registrado quase dez anos atrás - quando atingiu a marca de 23,2% em fevereiro de 2016".
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



