Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Cientistas da Suíça desenvolvem teste que usa IA para detectar câncer de intestino de forma indolor

A nova técnica tem 90% de precisão, bem próxima do método tradicional que é bem mais invasivo

JR na TV|Do R7

  • Google News

Cientistas da Suíça desenvolveram um teste que usa inteligência artificial para detectar câncer de intestino de maneira mais simples e indolor. A nova técnica tem 90% de precisão, bem próxima do método tradicional que é bem mais invasivo. Com o uso de inteligência artificial, cientistas da Faculdade de Medicina de Genebra, na Suíça identificaram pela primeira vez as bactérias do intestino humano detalhadamente.  

O autor da pesquisa Mirko Trajkovisk explicou que com o catálogo os cientistas conseguiram detectar a presença do câncer colorretal de acordo com as bactérias presentes e de forma não invasiva. Segundo o pesquisador, os resultados foram além das expectativas e atingiram 90% de precisão no diagnóstico.  

O câncer colorretal é terceiro mais comum no Brasil. Atrás do câncer de mama nas mulheres e de próstata, nos homens. Se for detectado de forma precoce, o câncer colorretal pode ser tratado. O problema é que o alto custo e o desconforto da colonoscopia, o principal método em uso hoje, muitas vezes produzem diagnósticos tardios. Com o novo teste, será possível escolher melhor os candidatos ao exame invasivo.  

E, assim, prevenir a doença em pessoas mais jovens, o que tem sido cada vez mais comum. É o que explica o cirurgião especialista em aparelho digestivo do Hospital Moriah: "As pessoas cada vez mais jovens estão tendo diagnóstico de câncer de colo retal, mas em estágios avançados". O professor Mirko aponta ainda que o teste pode ajudar a identificar outros tipos de câncer como de pâncreas e de fígado. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.