Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Contran aprova novas regras e aulas nas autoescolas deixam de ser obrigatórias

Segundo o governo, o processo para obter a CNH pode ficar até 80% mais barato

JR na TV|Do R7

  • Google News

O Conselho Nacional de Trânsito aprovou novas regras que reduzem exigências para tirar a Carteira Nacional de Habilitação. As aulas teóricas presenciais deixam de ser obrigatórias, o curso poderá ser feito online e o Ministério dos Transportes vai disponibilizar o conteúdo gratuitamente. Segundo o governo, o processo para obter a CNH pode ficar até 80% mais barato.  

Hoje, tirar a carteira pode chegar a R$ 5 mil, valor que impede muitos brasileiros de iniciar o processo. Estima-se que quase 20 milhões de pessoas dirijam sem habilitação no país. Com a resolução aprovada, o aluno poderá contratar um instrutor particular credenciado ou continuar utilizando uma autoescola, além de ter a opção de usar o próprio carro nas aulas, desde que o veículo esteja regularizado.   

A abertura do processo será totalmente digital, permitindo o início dos trâmites pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. As provas teóricas e práticas seguem obrigatórias. A Federação Nacional das Autoescolas criticou as mudanças, enquanto o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirma que as novas regras tornam o acesso à CNH mais simples e menos custoso para a população.  


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.