COP30: Lula quebra protocolo e assume pessoalmente parte das negociações para destravar acordos
O Brasil quer que o encontro seja marcado por uma posição forte pelo fim da dependência dos combustíveis fósseis
JR na TV|Do R7
O presidente Lula quebrou o protocolo na COP30 e assumiu pessoalmente parte das negociações para tentar destravar acordos. O Brasil quer que o encontro seja marcado por uma posição forte pelo fim da dependência dos combustíveis fósseis.
A dois dias do fim da COP30, o presidente Lula voltou a Belém para ajudar nas negociações mais difíceis. Ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do presidente da COP, André Corrêa do Lago, ele se reuniu com ministros e negociadores de países como China, Índia, Egito, Emirados Árabes e Venezuela, além de representantes da África e da União Europeia.
A portas fechadas, Lula liderou a estratégia de tentar convencer os países a cederem sobre temas importantes para o Brasil: adaptação climática, financiamento e o mapa do caminho para o fim dos combustíveis fósseis. A presidência da COP estabeleceu como meta definir até esta quarta-feira (19) os textos sobre esses assuntos, mas a exigência de um consenso pode adiar alguns deles.
A ideia é adiantar a redação de uma "Decisão de Capa" - um texto final com os itens mais sensíveis, que estavam fora da agenda oficial, mas que a presidência julga importantes e que podem influenciar as próximas conferências.
O ministro do Meio Ambiente da Alemanha e o representante europeu para o clima demonstraram estar abertos ao mapa do caminho, proposto pelo Brasil. O presidente Lula ainda recebeu lideranças de movimentos sociais, sociedade civil e indígenas e se reuniu com empresários.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



