Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Criminosos alteram boletos bancários para enganar vítimas

Documentos adulterados causam prejuízos significativos à vítimas no Brasil

JR na TV|Do R7

  • Google News

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros. Os criminosos se aproveitam disso para adulterar os documentos e enganar as vítimas. Amanda tem uma casa alugada em caldas novas, interior de Goiás. Ela foi surpreendida, quando uma inquilina ligou dizendo que estava sem energia elétrica. O golpe funciona da seguinte maneira.  

Os criminosos utilizam um vírus de computador para adulterar boletos no momento da impressão. Os dados bancários são alterados e o dinheiro pago não cai na conta do destinatário e, sim, na do golpista. O boleto é um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros.  

Só no ano passado foram emitidos mais de 4,2 bilhões de documentos. Desde 2018, o Banco Central evitou a fraude de cerca de R$ 450 milhões em boletos fraudados por ano. Em Salvador, a polícia prendeu uma quadrilha que tinha feito vítimas em várias partes do país. Uma delas, em Mato Grosso do Sul, sofreu um prejuízo de R$ 40 mil. O dinheiro desviado era aplicado em criptomoedas. Três pessoas foram detidas.


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.