Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Criminosos se passam por funcionários de empresa de energia para roubar fios de cobre em SP

No ano passado, uma lei aumentou para até 15 anos de prisão a pena para o roubo de cabos de energia e telefonia

JR na TV|Do R7

  • Google News

Apagões e instabilidade na internet muitas vezes têm relação com o roubo de fios de cobre nas cidades grandes; um crime lucrativo e comum. Em São Paulo, nesta semana, uma quadrilha se passou por funcionários da empresa de energia para roubar toneladas de cabos.  

A cena parece cotidiana. Um homem, com o uniforme de uma concessionária de energia, usa uma escada para fazer uma suposta manutenção num sábado. Ele é um eletricista profissional, que faz parte de uma organização criminosa e desligou a luz da empresa metalúrgica, na zona leste de São Paulo. 

O restante da quadrilha apareceu no domingo (28). Das 4h às 18h30, um entra e sai de veículos na garagem da empresa. Tudo isso para furtar cobre. 

Os criminosos conseguiram levar onze toneladas de cabos. São 24 quilômetros de material. Para se ter noção, quando esticados, os cabos percorreriam cerca de 240 quarteirões. O cobre extraído tem alto valor no mercado ilegal. O prejuízo foi de R$ 700 mil. 

Dois homens foram presos: o eletricista que desligou a energia e o dono de um dos caminhões. 

"Nós já constatamos que eles contratavam pessoas para que auxiliassem a retirada do material e que não necessariamente faziam parte da quadrilha”, explicou o delegado Rodrigo Rezende" 

No mercado clandestino, o quilo do cobre é negociado em torno de R$ 30. No ano passado, uma lei aumentou para até quinze anos de prisão a pena para o roubo de cabos de energia e telefonia. 

No RecordPlus, tem mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.