Em visita a Minas, Lula volta a criticar tarifaço e diz que Brasil vai procurar novos mercados
Presidente inaugura centro de tecnologia e promete busca por novos mercados
JR na TV|Do R7
Em visita a Minas Gerais, Lula voltou a criticar o tarifaço americano e disse que o Brasil vai procurar novos mercados. O presidente chegou a Montes Claros, no norte de Minas, acompanhado de ministros do governo. A comitiva participou da inauguração do Centro de Tecnologia e Inovação Agroindustrial de uma empresa. O espaço reúne pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento da macaúba, palmeira brasileira que vai ser usada na produção de combustível sustentável de aviação e diesel verde, que é menos poluente.
O investimento do governo foi de R$ 314 milhões, via financiamento do BNDES. O projeto ainda prevê a construção de uma biorrefinaria na Bahia e o plantio de macaúba em áreas degradadas no interior baiano e em Minas Gerais. A meta é produzir 1 bilhão de litros de biocombustíveis por ano a partir de 2028. A iniciativa faz parte do novo PAC e deve gerar 85 mil empregos, além de movimentar mais de R$ 200 bilhões em dez anos.
O presidente voltou a criticar o tarifaço imposto pelo governo de Donald Trump. “É importante os empresários saberem disso, não tem ninguém querendo negociar do lado americano. Não tem ninguém. O Brasil não quer ser tratado como moleque. A taxação aos produtos brasileiros, feito pelo governo americano, tem como base uma mentira muito grande. Nós vamos procurar outro comprador para os nossos produtos e é assim que nós temos que fazer.”
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas

Assista à íntegra do Jornal da Record | 16/05/2026
Homem morre após desabamento de prédio em Salvador, obesidade avança no Brasil e morte de chefe do Hamas são alguns dos principais assuntos

Obesidade avança no Brasil, mas acesso ao tratamento ainda é desigual
Cirurgias bariátricas caem enquanto filas do SUS aumentam

Número de exames para detecção precoce do câncer de intestino mais que dobra na última década
Especialistas apontam que dietas pobres em fibras e ricas em carnes processadas estão associadas ao desenvolvimento deste tipo de tumor

Diagnóstico precoce é fundamental para tratamento eficaz de glaucoma
Doença que pode provocar a perda da visão afeta mais de um milhão de brasileiros

Israel confirma morte do chefe de braço armado do grupo terrorista Hamas
Funeral de Ezedin Al Hadad reúne multidão em Gaza após operação

Desabamento de prédio deixa ao menos um morto em Salvador
Outros dois trabalhadores da construção civil ainda não foram encontrados após o colapso

Investigação conclui que Hamas usou violência sexual contra vítimas israelenses
Relatório aponta abusos sistemáticos durante o ataque de 7 de outubro, incluindo a vítimas menores

Subprocurador pede que TCU investigue financiamento de filme sobre Jair Bolsonaro
Lucas Furtado argumenta que o caso transcende uma simples relação privada

Pichadores vandalizam imóveis e ostentam crimes nas redes sociais
Vandalismo urbano gera custos elevados, poluição visual e furtos

EUA e Nigéria anunciam morte de comandante do Estado Islâmico
Ação secreta elimina Abu-Bilal al-Minuki, segundo no hierarquia do grupo terrorista

Veja os gols das partidas deste sábado (16) pelo Campeonato Brasileiro
Fluminense venceu o São Paulo por 2 a 1 em jogo que teve transmissão da RECORD

Previsão do tempo indica que domingo (17) será chuvoso em boa parte do Brasil
Instabilidade atmosférica traz precipitações e queda de temperatura em várias regiões

Ministério da Saúde vai oferecer testes para detectar chances de câncer de mama ou ovário
Medida permitirá o diagnóstico precoce e a adoção de cuidados preventivos

Falta de caminhoneiros afeta empresas e preocupa setor de transportes
Empresa da Grande São Paulo tem 20 de seus 100 veículos de carga parados por falta de motoristas

Foragido de investigação de fraudes no Banco Master é preso em Dubai
Victor Lima é apontado como integrante de grupo responsável por ataques cibernéticos e monitoramento digital ilegal



