Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Fachin adia almoço com ministros para discutir criação de código de ética para tribunais superiores

O adiamento foi tornado público depois que os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli questionaram a imposição de limites para os integrantes da corte

JR na TV|Do R7

  • Google News

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, adiou um almoço com os demais ministros para discutir a criação de um código de ética para os tribunais superiores. O adiamento foi tornado público depois que os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli questionaram a imposição de limites para os integrantes da corte.  

O almoço estava marcado para quinta-feira da semana que vem e seria o primeiro encontro entre os integrantes do Supremo para tratar do código de ética anunciado por Edson Fachin, no começo da semana. Na quarta (4), durante sessão da corte, os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli disseram abertamente que já existem regras de conduta e restrições suficientes para atuação dos magistrados.  

Nos bastidores, uma ala do tribunal defende uma discussão ampla sobre a proposta, mas somente depois das eleições. Em nota enviada ao Jornal da Record, Fachin afirmou que, na quarta-feira o código de ética passou a ser a principal bandeira de Fachin. O presidente da corte buscou na escolha da ministra Cármen Lúcia como relatora um apoio de peso para levar a proposta adiante. Um dos principais impasses, no entanto, é a divulgação das agendas dos ministros.  

Atualmente, além de Fachin e Cármen Lúcia, somente Cristiano Zanin e Luiz Fux costumam divulgar os compromissos oficiais. A principal justificativa dos demais é a preocupação com a segurança em agendas externas. A proposta de Fachin tem recebido apoio de entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil, que já enviou sugestões de regras de conduta ao STF, e de autoridades e ministros aposentados da corte. Entre eles, Celso de Mello. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.