Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Ibama autoriza a Petrobras a pesquisar petróleo e gás em alto-mar na Margem Equatorial

A licença de operação permite que a Petrobras perfure um poço em águas profundas na bacia da Foz do Amazonas

JR na TV|Do R7

  • Google News

O Ibama autorizou a Petrobras a pesquisar petróleo e gás em alto mar, na chamada margem equatorial. Licença que só saiu depois de muita negociação. O receio sempre foi de possíveis impactos ambientais. Para completar, a licença saiu a 3 semanas da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas que começa em 10 de novembro, em Belém.  

A licença de operação permite que a Petrobras perfure um poço em águas profundas na bacia da Foz do Amazonas, na margem equatorial brasileira. O local fica na margem equatorial, região que vai do Rio Grande do Norte ao Amapá e o poço fica a 500 quilômetros da Foz do Rio Amazonas.  

A perfuração vai ser feita pela sonda "NS-42" a pelo menos 2.800 metros de profundidade. Nesta fase, os técnicos da Petrobras vão levantar dados geológicos para avaliar se de fato há petróleo e gás na região. O trabalho deve começar imediatamente e pode durar até cinco meses.  

Se houver viabilidade comercial, a Petrobras vai precisar de nova licença ambiental do Ibama para a produção. A autorização para essa pesquisa levou quase cinco anos para sair. Apesar da liberação para eventual exploração de combustível fóssil, o ministro de Minas e Energia afirmou que o governo está comprometido com a questão ambiental. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.