JR Dinheiro: Inadimplência volta a bater recorde em setembro
A pesquisa também aponta que 13% dos inadimplentes declararam não ter condições de pagar as dívidas
JR na TV|Do R7
A inadimplência voltou a bater recorde em setembro. Mais brasileiros afirmam não conseguir pagar dívidas e o número de pessoas nessas condições é o maior dos últimos 15 anos. A alta dos juros e o endividamento crescente agravam o cenário financeiro das famílias brasileiras.
Segundo o levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a inadimplência atingiu mais de 30% das famílias em setembro. A pesquisa também aponta que 13% dos inadimplentes declararam não ter condições de pagar as dívidas.
Quase 48% dos inadimplentes, afirmam estar nessa condição há mais de 3 meses. O dado sugere que as pessoas tentam administrar as dívidas por um período até perderem a capacidade de pagamento. Isso pode acontecer tanto pela contratação de novas dívidas, quanto pelos juros altos que transformam tudo em uma bola de neve.
Para sair das dívidas, o primeiro passo é encarar a situação como transitória e não definitiva. Isso vai fazer toda diferença para que a família entenda que há medidas de economia e a ajuda de meios legais para sair das dívidas.
Um dos caminhos é recorrer à lei do superendividamento, que reúne todas as dívidas em um único parcelamento, com quitação em até cinco anos. É preciso apresentar um plano de pagamento ao juiz, que terá o poder de determinar que o credor aceite as condições e para manter as contas em dia, durante o período de pagamento, vale fazer atividades de renda extra e reduzir o consumo no que for possível.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



