Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Lula critica ameaça de tarifas dos EUA e fala em reação com reciprocidade

Em Brasília, o governo reagiu à possibilidade de novas tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros

JR na TV|Do R7

  • Google News

Em Brasília, o governo reagiu à possibilidade de novas tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Durante reunião ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a medida, que pode impor taxas de 25% e 12,5% sobre exportações do Brasil. "Nós somos muito grandes, nós temos muita história, e nós não podemos aceitar o tratamento que os Estados Unidos deram ao Brasil esta semana. Não é possível", afirmou. 

Lula também direcionou críticas ao secretário de Estado americano, Marco Rubio. "Eu já tinha dito, vou dizer para você e para o presidente Trump, esse Marco Rubio não gosta da América Latina e muito menos do Brasil. Ele é um latino-americano frustrado", declarou. Durante o encontro, o governo exibiu a mensagem "O Pix é do Brasil", em referência às críticas do governo americano ao sistema de pagamentos. 

Apesar do tom duro, o presidente afirmou que segue aberto ao diálogo e às negociações com os Estados Unidos. Lula disse que pretende conversar com Donald Trump durante a reunião de líderes do G7, marcada para 15 de junho, na França. Integrantes do governo esperam reverter a possível taxação antes da entrada em vigor das medidas. 

Em nota, o Palácio do Planalto destacou que a Organização Internacional do Trabalho reconhece o Brasil como referência no combate ao trabalho forçado e reforçou o direito de utilizar os instrumentos previsto


No RecordPlus, tem mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.