Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Lula tenta articular no Senado a aprovação de Jorge Messias para o STF

A insatisfação começou quando Lula sinalizou à Alcolumbre que indicaria Messias, e não o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

JR na TV|Do R7

  • Google News

Em meio a um impasse entre Palácio do Planalto e Congresso Nacional, Lula tenta articular no Senado a aprovação do nome de Jorge Messias para o STF. Diante de uma crise entre poderes e do risco de resultar em uma derrota histórica para o Palácio do Planalto, Lula entrou em campo.  

O presidente almoçou nesta segunda-feira (1º) com senador Weverton Rocha, relator da indicação ao STF do advogado-geral da União, Jorge Messias. No encontro, Lula mapeou as insatisfações dos senadores e definir uma estratégia para tentar reverter o cenário desfavorável para a votação. A insatisfação começou quando Lula sinalizou à Alcolumbre que indicaria Messias, e não o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A relação entre os presidentes piorou após o anúncio público de Messias, no dia 20 de novembro, sem comunicar antes Davi Alcolumbre.  

O presidente do Senado marcou para dia 10 de dezembro a sabatina na CCJ, deixando uma margem pequena para Jorge Messias, que precisa bater na porta dos 81 senadores em busca de apoio, mas o Planalto não enviou a mensagem oficial ao Congresso Nacional com o nome de Messias. O movimento é visto como uma manobra do executivo para tentar segurar a data da votação diante da falta de votos suficientes.  

Em resposta a Alcolumbre, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que "jamais consideraríamos rebaixar a relação institucional com o presidente do Senado a qualquer espécie de fisiologismo ou negociações de cargos e emendas" e pediu que "todos esses processos transcorreram com transparência e lealdade de ambas as partes, respeitadas as prerrogativas do executivo na indicação dos nomes e do Senado Federal na apreciação dos indicados". 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.