Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Quase 30% dos estudantes brasileiros relatam ter sofrido bullying na escola, diz pesquisa do IBGE

O bullying é considerado crime desde janeiro de 2024 e uma pesquisa do IBGE mostra que, nos últimos cinco anos, houve aumento de casos em 18 estados e no DF

JR na TV|Do R7

  • Google News

Quase 30% dos estudantes brasileiros relatam ter sofrido bullying na escola mais de uma vez. A aparência do rosto, do cabelo e do corpo são as principais causas. É no ambiente escolar, onde crianças e adolescentes deveriam se sentir protegidos e acolhidos, que acontece a maior parte dos crimes de bullying.  

Quatro em cada dez crianças e jovens disseram já ter sofrido algum tipo de violência física ou psicológica. Foi o que aconteceu com este estudante de 11 anos, em um colégio, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. O garoto, que antes estudava em uma escola particular, mudou para a escola pública 15 dias antes das agressões.  

O bullying é considerado crime desde janeiro de 2024 e uma pesquisa nacional do IBGE divulgada nesta quarta-feira (25) mostra que, nos últimos cinco anos, houve aumento de casos em 18 estados e no Distrito Federal. Os principais motivos para os ataques são a aparência do rosto, do cabelo (30,2%) e do corpo (24,7%). Roraima (6,35), Amazonas (5,6%), Rio de Janeiro (4,7%) e Bahia (3,6%) foram os estados com maior crescimento.  

Ainda de acordo com a pesquisa, 27% dos alunos sofreram bullying duas ou mais vezes. Abalado, o estudante agredido em Camaçari não sabe quando vai voltar a estudar. A Secretaria de Educação da Cidade informou, por meio de nota, que a diretora e a vice-diretora da escola foram destituídas dos cargos. Os alunos agressores foram suspensos e transferidos para outra unidade.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.