Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Mais de 500 celulares são encontrados escondidos em celas de presídios em todo o país

A operação faz parte do plano do Governo Federal para combater a atuação do crime organizado

JR na TV|Do R7

  • Google News

Mais de 500 celulares foram encontrados escondidos em celas de presídios em todo o país. A operação faz parte do plano do Governo Federal para combater a atuação do crime organizado. 

Foram quatro dias de fiscalização em 49 presídios de 23 estados. Em média, foram encontrados dois celulares a cada dez celas vistoriadas. A operação segue até este sábado (23). Ao todo, foram apreendidos 534 aparelhos nas 2 mil e 600 celas revistadas. Os presídios onde aconteceu a operação concentram 65 mil presos. 

O Programa Brasil contra o crime organizado, do Ministério da Justiça, prevê a ampliar as regras e os equipamentos de segurança em 138 presídios, principalmente naqueles onde há detentos ligados ao crime organizado. São mais de 1 mil e 300 presídios estaduais. Entre os que vão receber recursos do plano, a maioria fica no Nordeste. 

O secretário nacional de políticas penais, André Garcia, explica como vai funcionar: “Essa escolha foi baseada em dados de inteligência penitenciária, em cruzamento com o mapa de organizações criminosas. Nós mapeamos essas unidades e nós vamos silenciar essas unidades.” 

Até agora 276 equipamentos de raio-x e 138 scanners corporais foram comprados. O governo vai investir mais de R$ 330 milhões no sistema prisional. 

No RecordPlus, tem mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.