Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Mesa diretora da Câmara aprova cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Dos sete integrantes da mesa diretora, dois não assinaram a decisão, mas a cassação é definitiva e não passará pelo Conselho de Ética nem pelo plenário

JR na TV|Do R7

  • Google News

A mesa diretora da Câmara aprovou nesta quinta-feira (18) a cassação dos mandatos dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). A decisão foi assinada pela maioria da mesa, presidida por Hugo Motta (Republicanos-PB) após o fim do prazo para manifestação dos parlamentares, encerrado nesta quarta (17). 

Alegando perseguição no Brasil, Eduardo Bolsonaro se mudou para os Estados Unidos em março e, de lá, atuou para que o presidente Donald Trump punisse autoridades brasileiras e aplicasse um tarifaço contra as exportações do país, numa tentativa de pressionar pela libertação do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em ofício, a mesa justificou a perda do mandato porque ele “ter deixado de comparecer a um terço das sessões deliberativas da casa neste ano”.  

Já Alexandre Ramagem fugiu para os Estados Unidos após ser condenado a 16 anos e um mês de prisão e à perda do mandato por participação na tentativa de golpe de Estado. Segundo o documento, a cassação foi declarada porque ele deve continuar afastado da Câmara no próximo ano, apesar de votar à distância desde setembro com atestado médico. 

Dos sete integrantes da mesa diretora, dois não assinaram a decisão, mas a cassação é definitiva e não passará pelo Conselho de Ética nem pelo plenário. Nas redes sociais, o senador Flávio Bolsonaro afirmou que “é um erro retirar os mandatos” e que os dois deputados “são perseguidos políticos”. Já o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, declarou que “o mandato parlamentar não é escudo contra a justiça e nem salvo-conduto para o abandono das funções públicas”. Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem ainda não se pronunciaram. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.