Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Militares enviados por países europeus desembarcam na Groenlândia

O movimento é visto como uma resposta às ameaças de Donald Trump, de que os Estados Unidos precisam assumir o controle da ilha

JR na TV|Do R7

  • Google News

Militares enviados por países europeus já desembarcaram na Groenlândia. O movimento é visto como uma resposta às ameaças de Donald Trump, de que os Estados Unidos precisam assumir o controle da maior ilha do planeta.  

O avião da força aérea dinamarquesa chegou ainda na madrugada à Groenlândia. O voo transportou dinamarqueses e franceses. Outros militares e recursos são esperados para os próximos dias. O envio das tropas acontece depois de uma reunião sem acordo entre representantes da Groenlândia, da Dinamarca e dos Estados Unidos.  

O presidente Donald Trump voltou a reafirmar a importância do território como um ponto estratégico para a defesa dos Estados Unidos. Nesta quinta (15), a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o envio de tropas europeias para a Groenlândia não muda a decisão do presidente americano. Militares, devem se juntar tropas de outros países europeus, como Noruega, Suécia, Holanda, Reino Unido e Alemanha.  

Por enquanto, a operação é apenas de reconhecimento. O governo alemão afirma que a mobilização na ilha tem como objetivo neutralizar ameaças da Rússia e da China. A Rússia já se manifestou contra a presença militar de nações europeias no território. A diplomacia do país acusa a Otan, Aliança Militar do Ocidente, de usar as ameaças de Washington como pretexto para militarizar a região e avançar com uma agenda contra a Rússia e a China. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.