Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Número de processos contra facções e milícias mais do que dobrou nos últimos cinco anos

Número de ações judiciais relacionadas a facções e milícias cresce significativamente, segundo dados do CNJ e PENUD

JR na TV|Do R7

  • Google News

O avanço do crime organizado no Brasil tem deixado marcas também na Justiça. Em cinco anos, o número de processos contra facções e milícias mais do que dobrou. São operações na rua, prisões de grande repercussão, e resultados nos tribunais país afora. 

Nos seis primeiros meses de 2026, o judiciário brasileiro julgou:1.743 ações penais, 11.536 recursos e 507 outras ações relacionadas a organizações criminosas. Foram recebidas 1.533 ações penais, 10.433 recursos e 4.232 outras ações, totalizando 16.198 casos novos. 

As informações são do Painel Nacional do Crime Organizado, resultado de uma cooperação entre o Conselho Nacional de Justiça e o PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. 

É a partir do painel que os membros do Conselho Nacional de Justiça têm informações detalhadas de ações judiciais envolvendo pessoas ligadas a organizações criminosas. Além de um diagnóstico do andamento e do tipo de ação em cada tribunal. Com esses dados, a Justiça consegue entender melhor a atuação das milícias e facções e traçar estratégias para sufocar o crime organizado. 


No RecordPlus, tem mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.