Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Operação desarticula esquema de tráfico e lavagem de dinheiro comandado de presídios no Sul do país

Polícia descobre operação comandada por detentos em presídios do RS e SC

JR na TV|Do R7

  • Google News

A polícia descobriu um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro comandado de dentro de cadeias no Sul do país. Segundo as investigações, detentos utilizavam códigos relacionados ao churrasco gaúcho para negociar entorpecentes. Expressões como "Queremos picanha, maminha" e "Me vê dois espetos de maminha" eram usadas nas conversas interceptadas. O endereço para entrega das drogas seria a Cadeia Pública de Porto Alegre. 

A partir dos áudios e da análise da movimentação financeira de empresas, os investigadores identificaram uma rede responsável por lavar recursos provenientes do tráfico. Sete presídios localizados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina foram alvo de mandados de busca. 

Na Cadeia Pública de Porto Alegre, a polícia encontrou um dos núcleos da organização criminosa, apontado como responsável pelo controle das finanças da facção. Segundo o delegado Antônio Carlos Ractz Júnior, "o líder desse esquema está preso. Ele tinha um esquema de prestação de contas e orientava que cada CNPJ deveria movimentar em torno de meio milhão". 

A investigação teve início em 2023, após a apreensão de mais de uma tonelada de maconha em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Nesta quinta-feira (11), 27 pessoas foram presas. A Polícia Penal informou que não há registro da entrada de drogas na unidade prisional da capital gaúcha. 


No RecordPlus, tem mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.