Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Pesquisa mostra que 75% das crianças e adolescentes brasileiros têm perfis em redes sociais

O levantamento aponta que um terço das contas de crianças e jovens é aberto, o que facilita o uso indevido das imagens

JR na TV|Do R7

  • Google News

Uma pesquisa mostra que 75% das crianças e adolescentes brasileiros têm perfis em redes sociais. O que antes era apenas uma forma de distração ou de contato com amigos passou a representar também um risco para a imagem desses menores. 

Para a influenciadora digital Letícia Lima, o compartilhamento da rotina da filha nas redes sociais acabou chamando atenção de forma excessiva, e ela percebeu que a exposição havia passado dos limites. Desde então, passou a publicar fotos sem mostrar o rosto da filha. 

O levantamento aponta que um terço das contas de crianças e jovens é aberto, o que facilita o uso indevido das imagens, segundo o Instituto Locomotiva. Compartilhar fotos, vídeos e detalhes da rotina de menores se tornou comum, mas especialistas alertam que isso pode trazer riscos sérios à segurança e à privacidade. 

A advogada especialista em direito digital Patrícia Peck explica que imagens podem ser manipuladas, editadas ou usadas em outros perfis, inclusive com auxílio de inteligência artificial, e gerar comentários ridicularizantes, vexatórios ou preconceituosos, afetando emocionalmente tanto os menores quanto suas famílias. 

A privacidade infantil é garantida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pela Lei Geral de Proteção de Dados e, mais recentemente, pelo ECA Digital, que ampliou as regras de segurança para crianças e adolescentes nas plataformas digitais. 

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.