Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H
‌

Pesquisadores da UFMG apresentam supercomputador capaz de monitorar desmatamento e prever enchentes

Apresentação do super computador Soberano na UFMG visa otimizar análise de dados ambientais

JR na TV|Do R7

  • Google News

Imagine só um supercomputador capaz de monitorar o desmatamento e prever impactos de secas e enchentes em todo o Brasil. Esse equipamento já existe e foi apresentado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Batizado de Soberano, o supercomputador funciona como centenas de computadores trabalhando ao mesmo tempo. Com o auxílio de sistemas de inteligência artificial, ele consegue analisar, em poucas horas, uma quantidade de dados que computadores convencionais levariam muito mais tempo para processar. 

O objetivo é transformar milhares de informações em respostas práticas. O equipamento pode monitorar mudanças no território, acompanhar áreas de floresta, identificar ocupações irregulares e ajudar a prever impactos ambientais. Na prática, o sistema cruza imagens de satélite, mapas e bancos de dados para produzir informações mais rápidas e precisas. Segundo o engenheiro ambiental e mestre em geociências Pedro Augusto, a tecnologia permite um detalhamento até seis vezes maior em comparação com os recursos disponíveis atualmente. 

Com investimento de R$ 15 milhões, o Soberano deve apoiar pesquisadores, universidades e órgãos públicos no acompanhamento das transformações do território brasileiro e no planejamento de ações em áreas como meio ambiente, infraestrutura e defesa civil. 

De acordo com a professora e pesquisadora da UFMG Sônia Carvalho Ribeiro, os principais focos do trabalho são drenagem, topografia, infraestrutura e uso do solo. A iniciativa também busca fortalecer a produção científica no país. 

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.