Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

PF abre novo inquérito para investigar negócios entre o Banco de Brasília e o Banco Master

O Congresso recebe pedido para criação de CPI mista sobre suspeitas envolvendo o Banco Master

JR na TV|Do R7

  • Google News

A Polícia Federal abriu um novo inquérito para investigar os negócios entre o Banco de Brasília (BRB) e o Banco Master, após suspeitas de gestão fraudulenta. O BRB encaminhou à PF o resultado de uma auditoria interna, que apontou indícios de fraudes na operação de compra do Master, frustrada no ano passado. O governador Ibaneis Rocha afirmou estar tranquilo: “Eu tenho certeza que eu tô totalmente limpo nessa história”. 

No Congresso, as suspeitas envolvendo a venda do Banco Master motivaram o pedido de criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI). O requerimento foi protocolado pela oposição com 280 assinaturas de deputados e senadores, acima do mínimo necessário. Carlos Jordy, autor do pedido, afirmou: “Esse é o caso mais escandaloso de corrupção da nossa história, deixa a Lava Jato no chinelo”. 

Governistas, no entanto, pretendem criar uma CPI apenas na Câmara, que já teria 201 assinaturas. O deputado Lindbergh Farias criticou: “As CPIs às vezes viram palco mais político do que de investigação”. O presidente da Câmara, Hugo Motta, explicou que a instalação enfrenta uma fila de protocolados: “Essas CPIs são tratadas na ordem cronológica e agora vamos fazer os debates sobre essas CPIs”. 

Enquanto isso, a CPMI do INSS articula o depoimento do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, que cumpre prisão domiciliar em São Paulo. Para isso, é necessária a liberação do ministro Dias Toffoli, relator do caso no Supremo Tribunal Federal. A comissão mista só depende da leitura do requerimento pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, mas não há data definida, podendo a sessão ocorrer apenas em março. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.