Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

PF realiza ação em fábricas e usinas clandestinas suspeitas de adulterar bebidas com metanol

Esforço conjunto visa rastrear origem do metanol em bebida adulterada e prevenir intoxicações

JR na TV|Do R7

  • Google News

A Polícia Federal esteve nesta quinta-feira (16) em locais suspeitos de adulterar bebidas com metanol, entre eles, fábricas e usinas clandestinas. A ação foi realizada em cinco estados. Amostras de metanol vão passar por análise e depois comparadas com as bebidas falsificadas já apreendidas. 

A ação começou logo cedo e reuniu policiais federais, auditores da Receita, técnicos da Agência Nacional do Petróleo e do Ministério da Agricultura. 24 empresas foram fiscalizadas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para tentar rastrear a origem do metanol usado em destilarias, indústrias químicas e distribuidoras. 

Amostras foram coletadas para análise. Os peritos vão comparar a composição quimica do metanol encontrado com o que já foi apreendido em bebidas falsificadas e combustíveis adulterados. Os testes podem apontar a origem, o lote e indicar se o produto foi desviado. 

Segundo as investigações, o desvio de parte do metanol importado é feita ainda nos portos. Em caminhões, a identificação do metanol é trocada por placas de etanol. Em vez de seguir para indústrias químicas, o produto vai para usinas, postos de combustíveis e, por fim, a fábricas clandestinas de bebidas. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.