Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Polícia Militar Ambiental faz operação para fechar fábricas clandestinas de balões, em SP

Os suspeitos tinham parcerias com influenciadores para divulgar a atividade criminosa na internet

JR na TV|Do R7

  • Google News

A Polícia Militar Ambiental fez nesta terça-feira (25) uma operação para fechar fábricas clandestinas de balões, em São Paulo. Os suspeitos tinham parcerias com influenciadores para divulgar a atividade criminosa na internet. 31 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de São Paulo e na região metropolitana.  

Os locais eram utilizados para produção de balões. Só em um galpão, policiais encontraram quatro estruturas prontas, linhas e equipamentos usados na fabricação. A operação durou seis meses e monitorou as redes sociais dos suspeitos. Um homem foi preso. Também foram apreendidos 37 balões, 10 veículos, 34 artefatos explosivos, 35 celulares, munição e R$ 11 mil em dinheiro.  

As multas aplicadas somam quase R$ 500 mil. Além das fábricas, a investigação identificou influenciadores que lucravam com postagens incentivando a fabricação, a soltura e a recuperação de balões. Por decisão do Ministério Público, as páginas e contas usadas por eles foram suspensas e bloqueadas.  

Segundo a investigação, o grupo atuava em três frentes: fabricação, transporte e divulgação nas redes sociais. O objetivo era gerar engajamento na internet, e ganhar dinheiro com os vídeos e transmissões da atividade ilegal. Segundo a Polícia Ambiental, só este ano, já foram apreendidos 247 balões no estado de São Paulo.  

A operação acontece quase duas semanas depois de uma casa - que funcionava como depósito clandestino de fogos de artifício - explodir na zona leste de São Paulo. O suspeito morreu. Fabricar, transportar ou soltar balões é crime ambiental, com pena de até três anos de prisão e multa. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.