Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Primeiro-ministro da França perde voto de confiança na Assembleia Nacional e vai deixar o governo

François Abayrou apresentará sua renúncia ao presidente Emmanuel Macron após derrota na Assembleia Nacional

JR na TV|Do R7

  • Google News

O primeiro-ministro da França perdeu o voto de confiança na Assembleia Nacional e vai deixar o governo. François Bayrou vai apresentar a renúncia ao presidente Emmanuel Macron amanhã (9). Antes da votação, o ainda primeiro-ministro disse aos legisladores que eles poderiam derrubar o governo, mas não apagar a realidade. François Bayrou afirmou que "os gastos continuarão a subir e o peso da dívida pública, que já é insuportável, se tornará cada vez mais pesado e custoso".  

Bayrou foi muito criticado depois de apresentar um orçamento para 2026 com um corte dos gastos equivalente a R$ 280 bilhões. Só no ano passado, a França teve um déficit público que atingiu 5,8% do produto interno bruto, quase o dobro do limite (de 3%) imposto pela União Europeia. O premiê recorreu ao chamado voto de confiança para confirmar o apoio dos parlamentares, mas saiu derrotado por 364 votos. Eram necessários 289 entre os 577 deputados.  

Esse é quarto primeiro-ministro francês a deixar o cargo em menos de dois anos, o que traz ainda mais instabilidade para a economia francesa e para o governo de Emmanuel Macron. O presidente tem sofrido pressão para renunciar, mas garante que vai seguir no cargo até o fim do mandato, em 2027. Com a queda de Bayrou, Macron pode convocar novas eleições ou nomear um novo premiê.


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.