Projeto de lei visa ampliar direitos de pessoas com síndrome de Tourette
Quem tem a síndrome poderá ser considerada pessoa com deficiência quando os sintomas comprometerem a participação social, de acordo com uma avaliação médica
JR na TV|Do R7
Pessoas com síndrome de Tourette terão os mesmos direitos que as demais pessoas com deficiência. Um projeto de lei que segue para sanção presidencial estabelece uma série de direitos a pacientes com o transtorno.
A medida cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos das Pessoas com Tourette. A síndrome provoca movimentos rápidos, involuntários e repetitivos. Os tiques podem ser corporais ou sonoros, como a repetição de palavras.
Com a aprovação do projeto, pessoas com a síndrome terão todos os direitos protegidos. O acesso a tratamentos e terapias vai aumentar. O texto proíbe, por exemplo, a exclusão de planos de saúde, a recusa de matrícula em escolas, e ainda protege contra a discriminação.
Quem tem a síndrome poderá ser considerada pessoa com deficiência quando os sintomas comprometerem a participação social, de acordo com uma avaliação médica, prevista no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Também está em discussão no Congresso outro projeto, que classifica quem tem a síndrome de Tourette como pessoa com deficiência mesmo sem a avaliação sobre o grau dos sintomas. A condição não tem cura, mas tratamentos e terapias ajudam a amenizar os sintomas.
No RecordPlus, tem mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas

Assista à íntegra do Jornal da Record | 01/10/2026
Morre Lito Sousa, influenciador de aviação que descobriu uma doença raríssima

Americana condenada à morte sobrevive a injeções letais e está internada em estado crítico
Christa Pike, de 50 anos, recebeu duas doses de pentobarbital, um sedativo capaz de provocar a morte em até 30 minutos

Tartaruga rara de apenas 5 gramas nasce com duas cabeças nos EUA
O fenômeno acontece quando filhotes gêmeos não conseguem se separar durante o desenvolvimento do ovo

Três mulheres denunciam terem sofrido sequestros durante corridas em carros de aplicativo
Dois casos aconteceram em Belo Horizonte e um em São Paulo

Influenciador e ex-mecânico Lito Sousa morre nesta quinta-feira (1º)
A morte foi confirmada em uma postagem nas redes sociais feita pela esposa de Lito Sousa

Israel e Emirados Árabes vão investigar o que levou copiloto a tentar derrubar avião
O responsável por retomar o controle da aeronave revelou que o sequestrador, já imobilizado, pediu para ser morto

Veja como foi a quinta-feira (1º) dos candidatos ao governo de MG
Cleitinho Azevedo, do Republicanos, participou em Belo Horizonte de um encontro na sede da Federação do Comércio de Minas Gerais

Justiça do RJ condena a 30 anos PM que matou jovens após confundir macaco hidráulico com arma
Thiago Guimarães, de 24 anos, e Jorge Lucas, de 17, estavam em uma moto quando foram baleados pelo PM

Confira como foi a quinta-feira (1º) dos candidatos à Presidência da República
Caiado disse nas redes sociais que pretende investir na regionalização da saúde

Eleitor precisa apresentar documento com foto para votar; veja opções aceitas
Pode ser o RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho, passaporte ou o e-título

JR Dinheiro: mais da metade dos trabalhadores brasileiros chega ao fim do mês sem dinheiro na conta
Os gastos que mais pesam no orçamento são alimentação e contas de casa, como água, luz e gás

TSE decide pela remoção de publicações que liguem Flávio Bolsonaro a notícia falsa
Ministros do TSE votaram pela remoção de publicações falsas sobre o candidato à presidência

AGU pede investigação sobre possível interferência dos EUA nas eleições brasileiras
AGU solicita investigação sobre suposto apoio financeiro dos EUA a grupos no Brasil

Mulheres vítimas de violência doméstica vão receber remuneração por até seis meses
Governo assegura remuneração por até seis meses para mulheres afastadas do trabalho devido à violência doméstica

Trump diz acompanhar de 'muito perto' eleição no Brasil
Líder norte-americano confirma atenção ao processo eleitoral brasileiro



