Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

SP: Quase 19 mil ligações clandestinas de água são descobertas nos primeiros sete meses do ano

Isso tudo em um momento de crise nos reservatórios que abastecem a região

JR na TV|Do R7

  • Google News

Enquanto a Grande São Paulo tem a pressão da água reduzida na torneira durante oito horas por dia, construções e empresas estão sendo flagradas furtando água. Isso tudo em um momento de crise nos reservatórios que abastecem a região. Quase 19 mil ligações irregulares de água foram descobertas só nos primeiros sete meses deste ano. Uma delas, em uma academia de musculação, no centro da capital paulista. 

 O carro da polícia em frente à academia dava apoio a uma ocorrência de furto de água. Em fevereiro, a concessionária havia cortado o fornecimento para o local, por falta de pagamento, mas quando a fiscalização voltou, semana passada, constatou que a água tinha sido religada de maneira clandestina, sem passar pelo relógio de medição. Quem tem esse tipo de comportamento comete um crime.  

Está previsto no artigo 155 do Código Civil, furto de água, considerado furto de água. Segundo a concessionária, de quatro academias da mesma rede fiscalizadas na capital, 3 apresentaram irregularidades. Na unidade no centro da capital, que teve o abastecimento suspenso, em fevereiro, os débitos chegavam a R$ 37 mil.  

Por mensagem, a academia disse que as contas todas estão em dia. A estimativa é que cerca de 10% das ligações de água na área de cobertura da concessionária sejam clandestinas ou tenham algum tipo de fraude. O impacto disso não é apenas financeiro, o abastecimento dos imóveis próximos às irregularidades também pode ser afetado.  

De janeiro a julho do ano foram identificadas quase 19 mil irregularidades. A água desviada seria suficiente para abastecer uma cidade de 100 mil habitantes por 4 meses. No fim do mês passado, a pressão da água na rede de distribuição começou a ser diminuída à noite e de madrugada para preservar o nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana.  

De acordo com a concessionária, as fraudes mais comuns são: ligação direta da rede sem passar pelo hidrômetro, adulteração do aparelho e a religação à revelia, como no caso da academia. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.