Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

STF relembra atos de 8 de janeiro nesta quinta (8)

Supremo relembra 8 de janeiro com homenagem e discursos sobre democracia

JR na TV|Do R7

  • Google News

O Supremo Tribunal Federal já condenou mais de 900 pessoas pela tentativa de golpe de estado. Nesta quinta-feira (8), o STF relembrou os atos de 8 de janeiro. O presidente do STF discursou na abertura da exposição que homenageia quem trabalhou na reconstrução da sede do Supremo, depois dos ataques às sedes dos Três Poderes. 

Edson Fachin afirmou: "O 8 de janeiro, assim como os dias que se seguiram, e os dias que se seguirão a partir de hoje, também diz respeito à vontade de reconstruir, à dedicação, à resiliência, à fraternidade e ao compromisso inabalável com a democracia no Brasil e em todo planeta."  

Ele também ressaltou o compromisso do tribunal com a segurança jurídica, a independência e a harmonia entre os poderes, e elogiou o trabalho do ministro Alexandre de Moraes na condução dos processos: "Esteve onde precisava estar, não por bravata, mas porque era seu ofício, aquele mesmo, que nós todos deste tribunal, ao aqui ingressarmos, juramos exercer." 

Desde o ataque à corte, em 2023, o STF responsabilizou 1.399 pessoas criminalmente pelos atos antidemocráticos. Foram condenadas 835, incluindo 29 líderes políticos e militares, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, que recebeu pena superior a 27 anos de prisão. Além disso, 979 pessoas foram denunciadas por crimes menos graves. 

A reparação dos danos causados pelos ataques de 8 de janeiro custou mais de R$ 56 milhões aos cofres públicos. A exposição no Supremo busca valorizar a memória de quem participou da reconstrução da sede e reforçar a importância da democracia no país. 


O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.