Logo R7.com
RecordPlus
JR 24H

Uso do celular provoca distração e aumenta risco de quedas no transporte público

Levantamento mostra que 62% dos acidentes nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás ocorrem nas escadas

JR na TV|Do R7

  • Google News

Quem anda nas ruas já percebeu a quantidade de pessoas distraídas, com os olhos fixos na tela do celular. Se você faz isso, cuidado. Imagens de câmeras de monitoramento mostram passageiros distraídos pelo aparelho enquanto caem em escadas rolantes de estações de metrô.

No primeiro semestre, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de São Paulo registraram 196 incidentes e acidentes com passageiros. Segundo a Motiva, 62% das ocorrências aconteceram nas escadas. Cerca de 52% das pessoas envolvidas têm entre 18 e 50 anos. “Antes nós imaginávamos que as pessoas mais idosas se acidentavam mais, mas hoje é o contrário. Eles têm muito mais atenção do que os mais novos”, explica o diretor das linhas, Antonio Marcio Barros Silva.

Pessoas caminhando, descendo escadas e circulando pelas plataformas com os olhos presos ao celular são comuns nas estações. A distração pode provocar colisões e quedas. “Eu tava indo, a pessoa tava vindo, olhando no celular, veio direto e esbarrou em mim”, contou uma passageira.

Para reduzir os riscos, especialistas recomendam desativar as notificações e estabelecer momentos e espaços específicos para usar o aparelho. Segundo o neuropsicólogo e pesquisador do IPq-USP Renato Gallo, essa separação ajuda o cérebro a entender onde é adequado usar o celular e onde é necessário manter a atenção no ambiente.


No RecordPlus, tem mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.