Minas Gerais “A água sobe nesse nível a cada 60 anos”, lamenta Zema sobre chuva

“A água sobe nesse nível a cada 60 anos”, lamenta Zema sobre chuva

Governador de Minas vistoriou Machacalis, cidade atingida pelos fortes temporais nas últimas horas; 400 pessoas estão desalojadas

  • Minas Gerais | Ana Gomes, Do R7

Cidades de Minas ficaram debaixo d'água

Cidades de Minas ficaram debaixo d'água

Imagens cedidas / Randal Renye

Em visita ao município de Machacalis, a 618 km de Belo Horizonte, Romeu Zema (Novo) lamentou a situação da cidade após as fortes chuvas desta quinta-feira (6). O governador de Minas Gerais afirmou que inundações como essas acontecem a cada 60 anos na região.

“O prefeito me disse que a Defesa Civil fez aviso prévio sobre a possibilidade do nível da água subir. Como isso acontece uma vez a cada 60 anos, as pessoas geralmente não acreditam. Infelizmente, a maioria dos moradores decidiu permanecer nas casas e já não tinha o que fazer”, afirmou o governador em entrevista à Record TV Minas.

Segundo Zema, 400 pessoas estão desalojadas e estão recebendo o apoio do governo estadual. Cestas básicas, kits de higiene de limpeza foram enviados ao município. Moradores estão sendo acolhidos em alojamentos criados na cidade. Ainda de acordo com o político, equipes da Defesa Civil ainda tentam acessar áreas rurais ainda inlhadas.

O governador informou que o estado vai continuar atuando para apoiar a população e pediu atenção para possíveis novos alertas de enchentes. "Espero que as pessoas tenham consciência. Quando há essa previsão de muita chuva, o melhor é ser precavido. Aconteceu o mesmo tipo de ocorrência em Águas Formosas, onde as pessoas não acreditaram que o rio subiria como subiu e acabaram vendo o rio invadir a sua casa", concluiu.

Últimas