Ação violenta da polícia contra ambulante é filmada e gera revolta
Vendedor de frutas foi abordado por fiscais, em Divinópolis, a 120 km de Belo Horizonte, e a Polícia Militar teria sido acionada para contê-lo
Minas Gerais|Matheus Renato Oliveira*, do R7, com RecordTV Minas
Um ambulante foi preso durante uma fiscalização na tarde dessa sexta-feira (21), em Divinópolis, a 120 km de Belo Horizonte. O homem vendia frutas quando foi abordado pelos fiscais. Pedestres que passavam pelo local fizeram imagens do momento em que o vendedor é algemado por policiais.
A ação causou revolta porque, segundo testemunhas, o homem já estaria contido. Toda a ação foi filmada por uma pessoa que acompanhou a abordagem dos fiscais e dos militares chamados para conter o vendedor. No vídeo, as pessoas demonstram indignação com o que consideraram "covardia" e uso excessivo de força.
A Prefeitura de Divinópolis informou que o Código de Posturas da cidade proíbe ambulantes nas calçadas. Informou ainda, que a fiscalização "é uma forma de garantir a ordem e evitar danos à saúde pública", já que os alimentos vendidos não tinham respaldo da vigilância sanitária.
De acordo com Polícia Militar, o ambulante desacatou o fiscal e tentou fugir do local com as mercadorias. A corporação afirmou também, que o ambulante teria tentado jogar o carrinho de frutas contra os policiais. O uso de força, segundo a PM, teria sido necessário para imobilizar o vendedor que "estava bastante agressivo". No entanto, os fatos ainda seriam analisados para, se necessário, "adotar as medidas cabíveis".
O ambulante foi ouvido na delegacia e depois liberado.
* Estagiário do R7, sob supervisão de Flávia Martins y Miguel