Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Adolescente que supostamente teria colocado fogo no Instituto de Educação procura a polícia em BH 

Estudante confessou aos militares que incêndio foi acidente; ele foi ouvido e liberado 

Minas Gerais|Ricardo Vasconcelos, da Record TV Minas

Adolescente foi levado para Delegacia de Plantão de Contagem
Adolescente foi levado para Delegacia de Plantão de Contagem Adolescente foi levado para Delegacia de Plantão de Contagem

Um adolescente, de 16 anos, que supostamente teria colocado fogo em uma sala do IEMG (Instituto de Educação de Minas Gerais), na manhã desta quarta-feira (22), no bairro Funcionários, na região Centro-Sul da Capital, procurou a Polícia Militar, durante a noite, no bairro Nossa Senhora da Conceição, em Contagem, na Grande Belo Horizonte.

Em conversa com os policiais, o estudante contou que estava acompanhado de outro adolescente, de 13 anos, em uma das salas da escola, com várias carteiras empilhadas e cobertas por plástico. Os dois teriam acendido um cigarro, que foi jogado fora, ainda aceso, sobre o material inflamável. Os alunos também teriam usado um isqueiro para colocar fogo no local e deixaram a sala. Rapidamente, as chamas se propagaram. O rapaz mais velho, no entanto, revelou que não teve a intenção de provocar os estragos. 

Ao ver a repercussão do caso, o adolescente acabou contando para a mãe o que havia acontecido. O jovem foi ouvido e liberado. Após o incêndio, as aulas foram suspensas em todo prédio

Vítimas

Publicidade

Até o final da tarde, 40 vítimas, sendo 39 estudantes e uma funcionária da escola haviam sido atendidas no pronto socorro do Hospital João 23, no centro de BH. Até a publicação desta reportagem, 28 haviam recebido alta; uma foi transferido para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e os demais 11 ficaram em observação, estáveis. 

Vistoria

Publicidade

Durante a noite, a Defesa Civil de Belo Horizonte concluiu a vistoria nos locais atingidos pelas chamas, duas salas e um corredor. Houve danos superficiais, com queda do reboco das lajes e paredes, mas sem riscos estruturais ao prédio. Assim, após os reparos, as dependências poderão ser usadas normalmente. Por meio de nota, A SEE-MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) informou que as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (27). 

Veja a íntegra da nota

Publicidade

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que as atividades pedagógicas de todos os estudantes do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), em Belo Horizonte, serão retomadas na próxima segunda-feira (27/3). A previsão é de que parte das aulas já iniciem em um prédio próximo a unidade, onde os estudantes ficarão instalados provisoriamente, até a finalização das obras de restauração do prédio histórico. Os estudantes do ensino fundamental, que têm aulas no prédio anexo, que fica ao lado e não foi atingido pelo incêndio, também retomam as atividades na segunda.

Sobre as intervenções, ressaltamos que a previsão é de que o edital de licitação da obra seja publicado ainda neste semestre, assim como a implantação do projeto do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o qual inclui a instalação de um sistema de alarme para incêndio. Informamos ainda que o IEMG possui equipamentos de segurança necessários, como hidrantes e extintor de incêndio, que foram usados no combate às chamas nesta ocorrência.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.