Aeroporto de BH volta a receber voos internacionais após 133 dias
Pousos internacionais foram suspensos pelo governo federal no dia 23 de março; rota entre BH e Portugal irá operar duas vezes por semana
Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7, e Vinicius Araújo, da Record TV Minas
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na região metropolitana, voltou a receber voos internacionais nesta segunda-feira (3). O pouso de aeronaves comerciais vindas de outros países estava suspensa desde 23 de março por decisão do governo federal.
O primeiro avião a pousar em Confins após a reabertura veio de Portugal e chegou com uma hora e 20 minutos de atraso. A rota entre Belo Horizonte e o país lusitano era realizado diariamente, mas, por enquanto, irá operar com duas decolagens e duas chegadas por semana.
Leia também
Primeiro aeroporto industrial do país começa a operar na Grande BH
Deportado dos EUA desembarca em BH e é preso por violência doméstica
Voo da China desembarca em BH com 2 milhões de testes para covid
Avião com 1,46 milhão de testes de covid chega a MG vindo da China
Confins recebe carga com máscaras sanitárias em voo inédito da China
A BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto, afirmou que pretende retomar as operações de forma gradual. A empresa garante que o espaço está operando de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. Uma das medidas é a notificação imediata de passageiros que apresentarem sintomas da covid-19.
Suspensão
A suspensão pegou vários brasileiros de surpresa. O estudante Douglas Pegoreth estava de férias em Luxemburgo quando as fronteiras da Europa foram fechadas. Para não ficar sozinho em um país estrangeiro, ele foi para a casa de familiares em Portugal.
— Fui para casa de uma tia em Portugal. Tentei voltar várias vezes, mas, desde 5 de junho eu tive três passagens canceladas pela aviação. Tivemos que acionar o Consulado.
*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli