Minas Gerais Aeroporto de BH volta a receber voos internacionais após 133 dias

Aeroporto de BH volta a receber voos internacionais após 133 dias

Pousos internacionais foram suspensos pelo governo federal no dia 23 de março; rota entre BH e Portugal irá operar duas vezes por semana

  • Minas Gerais | Célio Ribeiro*, do R7, e Vinicius Araújo, da Record TV Minas

Avião vindo de Portugal foi o primeiro a pousar

Avião vindo de Portugal foi o primeiro a pousar

Reprodução/Record TV Minas

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na região metropolitana, voltou a receber voos internacionais nesta segunda-feira (3). O pouso de aeronaves comerciais vindas de outros países estava suspensa desde 23 de março por decisão do governo federal.

O primeiro avião a pousar em Confins após a reabertura veio de Portugal e chegou com uma hora e 20 minutos de atraso. A rota entre Belo Horizonte e o país lusitano era realizado diariamente, mas, por enquanto, irá operar com duas decolagens e duas chegadas por semana.

A BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto, afirmou que pretende retomar as operações de forma gradual. A empresa garante que o espaço está operando de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. Uma das medidas é a notificação imediata de passageiros que apresentarem sintomas da covid-19.

Suspensão

A suspensão pegou vários brasileiros de surpresa. O estudante Douglas Pegoreth estava de férias em Luxemburgo quando as fronteiras da Europa foram fechadas. Para não ficar sozinho em um país estrangeiro, ele foi para a casa de familiares em Portugal.

— Fui para casa de uma tia em Portugal. Tentei voltar várias vezes, mas, desde 5 de junho eu tive três passagens canceladas pela aviação. Tivemos que acionar o Consulado.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas